Resenhas de panelas

Antes de ver as resenhas, assista o vídeo destas panelas de cerâmica que segundo o Dr. Alan Dutra (tem vídeo dele no Youtube) são as melhores para nossa saúde.

Panelas elétricas

Como Escolher o Melhor Jogo de Panelas

Uma ótima escolha vai desde observar a quantidade de peças que compõem o jogo, o tipo de material e sua espessura, a capacidade em litros, o tamanho, o acabamento, as alças e cabos.


Como identificar o tamanho das panelas:

  • Panelas pequenas: 14 à 18 cm de diâmetro e capacidade de 1,5 L . Estas são adequadas para molhos e refeições para 2 ou 3 pessoas no máximo.

  • Panelas e caçarolas médias: 20 à 22 cm e capacidade de 2 a 3 L. Estas são indicadas para o preparo de arroz, sopas, legumes e podem servir de 2 a 6 pessoas;

  • Caçarolas altas: 24 cm de diâmetro e capacidade de 4 a 6 L. Estas são ideais para massas, sopas e podem servir até 8 pessoas.

  • Frigideiras fundas: São ideais para grelhar carnes, legumes e podem ter capacidade de 15 cm em diante.

  • Frigideiras rasas: Podem ter 20 cm de diâmetro ou mais e são indicadas para o preparo de panqueca, omelete, tapioca.

  • Fervedor: geralmente possui diâmetro de 12 ou 14 cm e 1 L de capacidade, sendo ideal para esquentafr leite ou ferver água.

Material da panela

As panelas podem ser de alumínio, aço inoxidável ou cerâmica.

  • Panelas de alumínio: São as mais comuns, são leves, esquentam rapidademtne, mas riscam com facilidade e tem um custo bem acessível. São ideais pra usar no dia a dia e quando não se quer investir muito.

  • Panelas de alumínio antiaderente: estes modelos são fabricados com revestimento teflon, um material que evita que os alimentos grudem no fundo da panela, contudo, é preciso manusear utensílios que não danifique este teflon e assim garantir uma vida útil mais prolongada.

  • Panelas de aço inox: O inox é um material muito resistente, não enferruja e não gruda os alimentos. Há panelas com fundo triplo (aço + alumínio + aço), que distribui o calor uniformemente, proporcionando um cozimento mais rápido. As alças e cabos das panelas inox normamente são do mesmo material e podem esquentar, por isso, é preciso cuidado no manuseio. Alguns modelos tem acabamento com alto brilho. Panelas de aço inox tem uma ótima qualidade e alta durabilidade.

  • Panelas de cerâmica: Estas panelas podem ser toda fabricada de cerâmica, ou apenas com o revestimento interno do material, sendo o externo em alumínio. Ambas retêm o calor por muito mais tempo que panelas comuns, por isso, a recomendação é utilizar fogo baixo. Elas são antiaderentes por natureza mas há de se ter cuidado pois elas podem quebrar se cairem no chão. Por suportarem temperaturas extremas, as panelas inteiramente em cerâmica apresentam uma vantagem: podem ir ao forno, micro-ondas, geladeira e freezer. Também tem uma excelente qualidade e boa durabilidade. São as melhores em termos de saúde.


Espessura da panela

Quanto maior for a espessura de uma panela, maior será a sua resistência, a durabilidade e a capacidade de manter o calor. A espessura também impacta no custo da panela.


Fogão e compatibilidade com as panelas

Antes de escolher seu jogo de panelas é preciso saber que os fogões vitrocerâmicos, elétricos e por indução não aceitam qualquer tipo de panela, elas precisam ter o fundo reto e no caso do fogão por indução, a panela tem que ter o fundo magnetizável, veja mais sobre fogão cooktop de indução, então, se seu fogão é a gas e você não pretende mudar, não precisa se preocupar, mas caso deseje adquirir um fogão diferente, tem que ficar atenta a estes detalhes.


Geralmente as panelas de aço inox podem ser usadas em fogões por indução, mas é bom verificar a compatibilidade da panela com o fogão, antes de comprar.


Utensílios

Nunca se deve usar utensílios pegadores como colher, concha, espátula que não seja de silicone, nylon ou madeira, pois metal pode riscar o antiaderente, veja algumas opções na nossa páginda de Utilidades domésticas