Resenha de micro-ondas

Como escolher o melhor microondas pra sua necessidade


Micro-ondas é um aparelho indispensável na cozinha, um ajudante que toda casa merece ter. Na hora da compra deve-se levar em consideração o objetivo de uso do aparelho.


Capacidade:

Caso seja para uso de grandes travessas ou recepientes, um aparelho maior seria o ideal mas se seu espaço for pequeno terá que optar por um menor que é o mais adequado pra quem mora sozinho, casal, enfim... que usa apenas para pequenas tarefas como esquentar o leite por exemplo.

A dica é verificar o espaço interno pra saber se o utensílio que vc deseja usar, cabe perfeitamente nele, portanto, num microondas de 20 litros é possível colocar um prato pra esquentar a comida, mas uma travessa maior caso vc queira fazer uma lasanha, pode não se ajustar, então, se o objetivo for fazer preparos elaborados para mais de 3 pessoas, o ideal é comprar um microondas acima de 25 litros.

Se sua opção for um micro-ondas pequeno, lembre-se que não conseguirá encaixar um prato de tamanho grande nele. Os pequenos são perfeitos pra se ter em apartamentos na praia, onde o foco não é cozinhar e sim apenas esquentar os alimentos.


Potência do Microondas:

A potência do micro-ondas costuma variar de 1 até 10, sendo 1 a menor potência e 10 a maior e você pode ajustar conforme a refeição mas também, os aparelhos atuais já vem com uma pré programação e é preciso verificar em cada produto as suas características, o ideal é sempre ler o manual e ali estará descrito qual a potência indicada para cada tipo de utilização.

A potência é responsável pelo consumo do microondas, quanto maior for, maior será o consumo de energia no final do mês.


Micro-ondas com grill

Alguns modelos já vem com o grill que é uma resistÊncia que geralmente fica na parte superior do aparelho.

Sua função é gratinar os alimentos como carnes deixando um aspecto dourado e mais crocante, contudo, o resultado nem sempre será semelhante ao forno tradicional.


Classificação Energética:

A classificação energética dos microondas indicam o consumo, por isso, é bom ter atenção nestes dados, na hora da compra.


Espaço:

Importante também é verificar o espaço da sua bancada e no caso de embutir tem que ver as medidas exatas.

Painel digital:

As teclas pré-programadas facilitam o manuseio de crianças ou idosos, pois é só apertar a função ideal.

Funções:

Receitas pré-programadas: Vem indicadas no painel para poder preparar receitas com apenas um toque: pipoca, brigadeiro, arroz.

Descongelar: Esta função é muito útil para descongelar rapidamente carne, feijão. Alguns modelos tem opção de descongelar por peso e potÊncia e em alguns casos será preciso virar ou mexer no alimento pra descongelar uniformemente, mas o micro-ondas pode avisar com um apito.

Limpa fácil: É uma das maiores aliadas das donas de casa e fácil de realizar, basta uma xícara de água com duas rodelas de limão para que a sujeira solte, tornando mais fácil a limpeza após isso.

Manter aquecido: Um função aliada aos contratempos onde aquecemos a comida e por algum motivo, não conseguimos comer imediatamente, então, o prato permanece quente por mais tempo mesmo.

Além dessas, existem outras funcionalidades disponíveis no mercado.


Acessórios:

A tampa de silicone para microondas, impede que as partículas dos alimentos grudem nas paredes internas e é um investimento de baixo custo para evitar sujeira.

Dicas na hora de comprar seu micro-ondas


  • Veja qual sua necessidade antes de comprar, pois um microondas pequeno pode trazer frustação caso um dia vc queira fazer algo que use uma travessa grande.

  • Antes da compra veja as medidas do produto e meça seu espaço.



Dicas de utilização do seu micro-ondas


  • Jamais ligue o micro-ondas vazio, pois isso poderá danificá-lo. Na operação manual do produto, para uma melhor vida útil do seu forno, é recomendado não utilizá--lo para quantidade de alimentos inferiores a 200 ml ou 200 g.

  • Líquidos e outros alimentos não devem ser aquecidos em recipientes fechados, uma vez que são susceptíveis de explodir. Somente usar utensílios que são adequados para uso em fornos micro-ondas.

  • Sempre verifique no display (1) o tempo de cozimento indicado antes de afastar-se do forno.

  • Alimentos com tempo de cozimento longo e grande quantidade de água (Ex: arroz), geralmente vaporizam molhando as paredes internas do forno. Neste caso seque as paredes com um pano macio e seco. Na mesma situação, algumas vezes pode ocorrer vaporização dentro da porta. Neste caso, após o uso se preferir deixe a porta aberta por 5 a 10 minutos, desta forma o vapor desaparecerá mais rapidadamente.

  • Sempre leia o manual de instruções que vem com o produto.

Micro-ondas ideal para famílias grandes


Para uma casa a partir de 5 pessoas, o ideal são modelos com capacidade a partir de 30 litros.

A vantagem também está no fato que geralmente modelos maiores tem mais funções de pré-programação que podem ajudar na elaboração dos pratos, diminuindo o tempo na cozinha.

Micro-ondas ideal para famílias médias


Para uma casa de a 5 pessoas, o ideal são modelos com capacidade a partir de 27 à 30 litros, contudo, fique atenta ao tamanho do forno e se ele satisfaz sua necessidade caso você queira usar uma travessa grande para fazer um maior preparo.

Micro-ondas ideal para famílias pequenas


Para uma casa até 3 pessoas, o ideal são modelos com capacidade a partir de 25 à 30 litros, contudo, fique atenta ao tamanho do forno e se ele satisfaz sua necessidade, caso você resolva preparar um prato maior e tiver que usar uma travessa grande. Verifique a medida do forno antes de comprar.

Existe modelos com 20 litros, porém, se for usar um prato maior, não caberá neste forno. O modelo de 20 litros é ideal pra quem tem por exemplo um local de veraneio, uma chácara, apartamento na praia e será ótimo para esquentar um leite, uma mamadeira enfim, preparos pequenos.