Como escolher o melhor aspirador de pó vertical

Como escolher aspirador de pó vertical

O aspirador dee pó te ajuda na limpeza diária da casa para que você faça menos esforço e limpe tudo muito mais rápido.

Além disso, evita que a poeira fique em suspensão e cause alergias, pois o uso da vassoura tradicional levanta as partículas de poeira que se espalham pelo ar, enquanto que o aspirador evita este tipo de situação, que consequentemente não é bom para a saúde.

Resumindo o aspirador de pó possui um ventilador que suga o ar para dentro do aparelho, puxando toda a sujeira para seus filtros e sacos de limpeza.

Um excelente ajudante para quem tem problemas na coluna, para quem tem alergia, quem tem pets em casa ou apto e para quem sofre com queda de cabelos, mas ele também retira o pó que às vezes a gente nem vê que tem, como por exemplo do encosto de uma cadeira estofada.

Em comparação com os tradicionais, os verticais economizam espaço na hora de guardar e outra vantagem é que são bem mais leves.

Continue lendo mais abaixo.


Veja também resenhas dos aspiradores de pó

Como escolher o melhor aspirador de pó vertical

O que verificar na hora da comprar um aspirador de pó vertical


Potência do Aspirador

Se você deseja ter um aspirador para servir como uma "vassoura elétrica", aparelhos com potência a partir de 600w poderá te atender bem, mas se você possui animais de estimação ou deseja usar o aspirador para aspirar sofás e tapetes, opte por produtos com no mínimo 1000W.

Lembrando que quanto mais potente o aspirador, maior o gasto energético, contudo, a limpeza será mais rápida e eficaz.

Não vale a pena comprar um aspirador com menor potência se você for usar para limpeza pesada, pois a vida útil dele diminuirá consideravelmente.

Alguns modelos de aspirador de pó vertical tem um sistema de desligamento automático ao superaquecerem, dê preferência para estes modelos, pois outros podem acabar queimando o motor se usados por muito tempo.


Capacidade de sucção

É o poder da aspiração, a força de puxar a sujeira, porém, esta informação infelizmente é difícil de se encontrar na ficha técnica da maioria deles, contudo, esperamos que o mercado deixe transparente este dado, por ser relevante para nós consumidores.


Alcance dos móveis

Aspiradores com a base de rodinhas móvel (sistema 360º) geralmente alcançam mais embaixo dos móveis, assim como o aspiradores verticais com o motor na parte superior costumam chegar bem mais longe também.


Modelos 2 em 1

Opções 2 em 1 são versáteis, pois permitem que você desencaixe a parte de sucção e reservatório do corpo do aspirador, transformando-o num compacto aspirador portátil de mão, que pode ser utilizado para aspirar pequenas áreas como interior de carros, sofás, colchões, pequenos objetos ou aquela sujeira que se acumulou em algum canto do cômodo.


Aspirador vertical com fio ou sem fio?

O aspirador vertical sem fio pode ser muito prático, contudo, as opções existentes atualmente atendem melhor a ambientes menores devido a bateria que tem uma durabilidade variando entre 20 à 40 minutos e o carregamento da bateria pode levar de 4 a 5 horas, mas provavelmente a tecnologia ainda avance nesse quesito.

Quanto ao aspirador com fio é preciso verificar o tamanho do mesmo, pois quanto maior o fio, menos troca de tomada você precisará fazer.


Pra que serve o filtro do aspirador de pó vertical?

Quando a poeira entra pela mangueira, ela vai para o saco de tecido ou papel e como o ar continua passando pelo aparelho, indo até o motor pra sair do outro lado, aí entra a função do filtro, que é segurar esse pó fininho.


Tipos de Filtro

Filtro HEPA: Este tipo de filtro retêm a maior parte das partículas microscópicas como ácaros, polem e pelos de animais. Segundo fabricantes, este tipo de filtro hepa impede que 99,5% da sujeira volte pro ambiente e ajuda a manter o ar mais puro.

É o mais procurado por pessoas que sofrem com alergia, doenças respiratórias e o mais usado em hospitais.

Reutilizável: É bem prático, principalmente quando há um grande volume de coleta no ambiente, que costuma preencher rapidamente todo o volume do seu compartimento, aí é só esvaziar e usar novamente. Também é lavável mas precisa secar por 24hs.

Descartável: Geralmente são as melhores opções de custo, contudo, é preciso levar em consideração a quantidade de trocas que você terá que realizar de acordo com o volume de sujeira que costuma aspirar.


Pré Filtro e filtro de motor e saída de ar

Alguns aspiradores de pó verticais contam com um filtro (geralmente uma espuma redonda fina) que auxilia na performance do produto e eles também precisam de troca com o tempo e vende no Mercado Livre, veja no caso do aspirador mondial, mas alguns aparelhos de outras marcas também usam este tipo de filtro para saída de ar.


Reservatório do aspirador vertical

É o coletor onde ficará a sujeira. Eles variam entre 0,5 e 3 litros. A dica para quem deseja uma limpeza completa é adquirir o que tenha 1 litro ou mais.


Acessórios

Os acessórios que acompanham o aspirador vertical variam bastante e são colocados no bocal do sugador do aparelho.

Destacamos entre eles, os bicos para limpar frestas e cantinhos mais difíceis, as escovas para limpeza de tapetes, mas em alguns modelos estas peças vem junto, então só prestar atenção na hora da compra.

Outro detalhe que convém verificar e tem muita significância é o sistema de 360º da base que já vem com todos, pois permite maiores manobras.

Por fim, outro detalhe que pode fazer a diferença é o porta-fios pois ficará mais fácil na hora de guardar o aspirador.


Peso

Para quem costuma utilizar o aspirador por períodos mais longos o peso é um fator preponderante, já que os mais pesados podem cansar o braço durante a utilização. Também é relevante o peso pra quem vai usar o aspirador de mão, no caso o 2 em 1. Prefira aqueles com 6 kg ou menos, que vão exigir menos esforço.


Ruído

Os aspiradores geralmente não são tão silenciosos podendo haver diferença de um para outro, então, se você mora em apartamento ou por qualquer outro motivo necessita de um aspirador silencioso, a opção é adquirir os robôs, pois a maioria deles não apresenta tanto ruídos e os que apresentam, são menos incômodos que os aparelhos tradicionais.

A classificação nível 1 é a mais silenciosa.


Qual a finalidade de uso do aspirador?

Se o objetivo é aspirar piso frio, vinílico, madeira, laminado, um aspirador comum poderá ser satisfatório mesmo que sua potência não seja tão alta e a dica neste caso é focar nos acessórios, contudo, se você tiver carpete, tapete baixo ou alto, a dica é adquirir um aspirador com maior força de aspiração para os tapetes baixos pois eles puxam com força a sujeira e os modelos que tem na base a escova são os ideais, já com relação ao tapete alto isto pode ser um problema pois por experiência própria os pelos do tapete grudam na escova dificultando o trabalho, então, neste caso a melhor escolha será um que tenha a base mais alta.


Qual o melhor aspirador de pó vertical?

Pra finalizar a pauta geral sobre o aspirador de pó vertical, na nossa opinião, o melhor e mais completo é o da Electrolux modelo STK15 e falamos um pouco dele na resenha dos aspiradores da Electrolux, confira!


Selecionamos 4 aspiradores verticais mais simples do mercado e com o melhor custo benefício, para comparação:

Comparativo de aspirador de pó vertical

Confira resenhas de aspiradores: