Cooktops de indução - qual panela usar?

panela de cerâmica para cooktop de indução

As panelas a serem utilizadas no cooktop de indução são especiais ou seja não se pode usar qualquer panela.


Em fogão de indução, o calor produzido na panela e consequentemente no que estiver dentro dela, é realizado através de ondas eletromagnéticas que esquentam apenas a panela e assim proporcionam maior segurança na cozinha, principalmente para quem tem crianças em casa.

O princípio de funcionamento da indução é baseado na geração de um campo eletromagnético entre a base de aço das panelas (posicionadas acima da superfície cerâmica) e as bobinas de cobre energizadas com corrente alternada posicionadas abaixo da superfície cerâmica. O campo eletromagnético instantaneamente aquece a base da panela, cozinhando, desta forma, o alimento dentro da panela com grande eficiência, rapidez e precisão.


As panelas usadas no cooktop de indução devem ter os fundos planos para que fiquem em contato com toda a área de cozimento, então, nada de panela torta... e inclusive se for muito pequena, pode não funcionar.


Além de ter que usar panelas de tamanhos adequados, elas precisam ter materiais compatíveis com sistema de indução (magnético). São as usualmente fabricadas de ferro fundido e aço inoxidável.


Verifique se sua panela é compatível através do uso de um ímã. Se o ímã grudar na base da panela, ela é compatível.


Se vc for comprar em alguma loja física, leve um imã junto pra testar.


Se vc for comprar em algum site, só verificar que tem especificado, mas também aqui abaixo vou deixar anotado:

Não podem ser usadas: panelas de alumínio, vidro, cobre ou barro.

Podem ser usadas: panelas inox, ferro fundido e fundo triplo.

Panelas de cerâmica pode? alguns modelos, é preciso verificar na hora da compra. Veja algumas nesta página de panelas para indução.


Limpeza do Cooktop de indução


Antes do Primeiro Uso do cooktop de indução

Antes de usar o seu Cooktop pela primeira vez, use um pano macio molhado com água quente e detergente neutro, passando o pano até retirar todos os resíduos.


Limpeza geral

Para limpar a sujeira leve do vidro cerâmico, use um pano macio umedecido com água morna. Para retirar a gordura do vidro, use um pano macio molhado com água quente e detergente neutro, passando o pano até retirar todos os resíduos.

• Limpadores abrasivos e esponjas ásperas, como palha de aço e algumas esponjas em nylon. Estes produtos podem riscar o cooktop, dificultando a limpeza, e podem danificar a aparência do cooktop.

• Limpadores fortes, como alvejante com cloro, amônia ou limpadores para fornos, pois eles podem marcar e descolorir o cooktop.

• Esponja, pano ou papel toalha sujos, pois eles podem deixar resíduos de sujeira ou fiapos no cooktop que podem queimar e causar a descoloração.

3 erros fatais que podem danificar seu cooktop de indução


  • Não coloque utensílios quentes sobre o Cooktop frio, pois isso pode causar a quebra do vidro do aparelho.

  • Não deslize a panela sobre a superfície do Cooktop, pois isso pode riscar a superfície do aparelho, causando marcas metálicas. (Estas marcas devem ser removidas imediatamente com o creme limpador, depois que o aparelho estiver frio. As marcas de metal podem tornar-se permanentes se não forem removidas antes do próximo uso do Cooktop).

  • Nunca use papel alumínio - O uso de papel alumínio danificará o cooktop. Não use utensílios feitos em alumínio muito fino e não deixe que o papel alumínio encoste na supefície vitrocerâmica do cooktop sob qualquer circunstância.


Agora que vc já sabe quais panelas são adequadas para fogão de indução, saiba também que o tamanho delas são importantes para o bom funcionamento e cozimento ideal das suas receitas.

Use panelas com um diâmetro adequado para cada tipo de queimador e apenas panelas de fundo plano. Centralize-as no queimador para que seu preparo cozinhe uniformemente.

Veja também:

resenhas de cooktops

Panelas - como escolher a melhor


02.01.2020