Batedeiras - qual escolher e como funcionam?

Quando você precisar decidir qual tipo de batedeira é a melhor para seus preparos, tem vários detalhes que se deve observar mas são os batedores que vão te nortear, ou seja, o tipo de movimento que eles fazem determinam se a massa será leve, média ou pesada e isso pode fazer toda a diferença na hora de você preparar seus cremes e suas massas.

Tipos de batedeira

Qual a diferença entre a batedeira planetária, orbital e comum?

Como é a batedeira comum

A batedeira tradicional ou comum é ideal pra quem usa com pouca frequência, indicada para preparar massas leves como mousse, claras em neve... enfim, preparos que não exijam muito esforço de uma batedeira. Ela é a conhecida também como convencional ou portátil.

Os batedores fazem o movimento de rotação, por isto, em alguns modelos é preciso girar com as mãos a tigela, para obter um melhor resultado e inclusive existe a opção de comprar apenas o aparelho de mão, conforme mostra na imagem acima.


Como é a batedeira orbital

A batedeira orbital é considerada como semiprofissional e intermediária, ou seja, ela é mais potente e funcional que a comum, contudo não alcança os resultados de uma planetária.

É ideal para as pessoas que usam de vez em quando mas não frequentemente.

Normalmente ela possui 3 tipos de batedores: leve, médio e pesado.

Seus batedores se movimentam em círculos girando no próprio eixo e ao redor da vasilha e assim criando uma massa mais uniforme.


Como é a Batedeira Planetária

A planetária possui todas as funções da orbital porém, os batedores combinam movimentos de rotação no próprio eixo com movimentos de translação, abrangendo a tigela e proporcionando que a massa seja misturada de forma uniforme e aerada.

São mais potentes na hora de bater a massa e com mais opções de movimento, o resultado é uma massa homogênea e que atinge o ponto ideal em menor tempo, fazendo com que você ganhe agilidade na cozinha. Por conta disso, esses modelos costumam ser mais completos e requerem um investimento maior, mas o resultado final acaba sendo compensador.


Quais são os batedores e pra que servem cada um: Globo, Raquete e Gancho.


Globo: Ideal para misturas que precisam incorporar ar, como: claras em neve, chantilly, mousse, merengue, bolo aerado.

Raquete ou pá: Ideal para misturas de massas médias, densas mas nem leve e nem pesada, como: massa para torta, cookie, biscoito, bolo mais encorpado.

Gancho: Ideal para massa pesada, como: pão, massa folhada, croissant, pizza, massas.

Tipos de batedores

Qual batedeira escolher na hora da compra?

O importante é saber o que será produzido pois dependendo da finalidade, talvez não seja necessário um grande investimento, contudo, antes de ver alguns modelos que poderão te ajudar, veja o que é preciso checar:

Potência - Verifique se o modelo desejado tem a mesma potÊncia da marca concorrente e a partir daí vc pode decidir. Quanto maior a potência maior a força da batedeira.

Capacidade - Verifique o tamanho da tigela e alguns modelos vem 2 tigelas.

Velocidade - Quanto mais velocidades, mais controle para suas massas.

Material - Algumas tem a tigela em inox que é mais resistente, higiênica e tem uma durabilidade maior.

Peso - Uma batedeira muito pesada será difícil pra guardá-la, uma muito leve poderá correr o risco de não fixar na bancada, "ficar andando", enfim, dentre os modelos pesquise também o peso e a escolha adequada será aquela que atende as suas necessidades de uso.

Tampa anti-respingo - evita sujeira.

Trava de Segurança - caso algum batedor desencaixe, ela irá parar automaticamente.

Melhores Batedeiras planetárias


Melhores Batedeiras orbitais

Considerada como semiprofissional e intermediária, ela é mais robusta que a comum e ideal para bater massas mais pesadas, contudo, para quem deseja trabalhar, o ideal é a planetária.

A partir de R$ 299,00

Cadence - Batedeira orbital 400W de potência, 8 velocidades, tigela de 3 litros, 3 batedores em inox, tampa antirrespingo e conta com várias cores.

Melhores Batedeiras comuns - para pequenos preparos

Esta opção é ideal para fazer massas leves, clara em neve e mousses. É para quem não usa batedeira com tanta frequÊncia.

A partir de R$ 77,00

Cadence - Batedeira 2 modelos: Jolie e Concept Special Bat279 ambas com potência de 200V, tigela de 3,5 litros sendo que a Concept vem + 1 Tigela de 2 litros e 01 Espátula. Uso portátil ou fixo - Pode ser utilizada na base ou como batedeira portátil, para usos mais livres.



Veja resenha das batedeiras Philco, Mondial, Arno e Oster


Dicas de uso:

- Após colocar os ingredientes, deve-se utilizar velocidade mínima por aproximadamente 10 segundos, e ir aumentando lentamente.

- Não utilizar velocidades altas para bater massas.

- Ao colocar os ingredientes no recipiente, certifique-se que a quantidade máxima não seja excedida.

- Nunca utilizar o batedor para clara em neve para bater massas.